segunda-feira, 27 de julho de 2009

Biotecnologia

Novos computadores? DVD blue-ray? Óculos para filmes 3D? Foguetes? Misseis disparados por um simples botão em algum lugar? Por incrível que pareça essa não é a face mais intrigante da tecnologia, pois ela reside em algo muito menor e discreto.

Sim, estou falando dos trangênicos, bactérias e vírus capazes de produzir substâncias que antes não produziam, rosas com cores estranhas... e por ai vai.

Numa bactéria Escherichia coli, podemos retirar o seu dna circular (plasmídeo), implantar um gene de interesse (um que produza insulina por exemplo), devolver o dna pra bactéria e deixar que essa se multiplique, produzindo assim a insulina que poderá ajudar muitos diabéticos no futuro...

O Japão por exemplo, em setembro de 2004 produziu a primeira rosa azul:

"Japão cria
a primeira rosa azul do mundo

O que era apenas um sonho, um símbolo do impossível, transformou-se realidade. O Japão deu ao mundo a primeira rosa azul.

A mais nova façanha da bioengenharia foi apresentada numa cerimônia em Tóquio. As pétalas são de um azul quase lilás. Os cientistas implantaram enzimas que produzem o pigmento delfinidin, comum em outras flores azuis, mas não nas rosas.

A flor também recebeu genes retirados das pétalas do amor-perfeito. Para o presidente da companhia que produziu a flor, a primeira rosa azul do mundo é um sonho realizado. "

(Fonte: site da revista época)

Parece que a cada dia que passa, mais o homem quer imitar Deus...E, apesar dos avanços, ainda está longe de chegar perto do criador. (Isso sem contar as possíveis consequências de sair alterando tudo por ai sem escrúpulos!)

That's all Folks =*

*~Integra~*

Nenhum comentário: