sábado, 7 de março de 2009

~4 mulheres que o tempo não pode apagar~

=============================================
Olaaa =D td bem meu povo e minha pova??? ... (nuss que frase clichê!) Em homenagem a nós, super poderosas, perfeitas, delicadas, misteriosas, talvez um pouco sadicas o_o, inteligentes, meigas (dedico a uma amiga), curiosas, repassadoras de informações (não somos fofoqueiras =D), frequentadoras assíduas do Shopping mais próximo... entre outras coisas... MULHERES =D palmas pra nós \o/ *cri cri cri* , vou escrever esse post de homenagem a 4 pessoinhas que adimiro muitu por d+ ^__~ Espero que gostem =D
=============================================

1) Camille Claudel (1864 - 1943)

Camille foi uma famosa escultora francesa. Se apaixonou e tornou-se amante de seu mentor Auguste Rodin, pelo qual nutria uma paixão que chegava a beira da insanidade.

Ela possuia o talento inegualável para manusear o barro e criar as mais belas e perfeitas esculturas já vistas, além de servir como modelo para Rodin.
O periodo em que esla esteve com Rodin, foi o melhor e mais produtivo para ambos. E um fato curioso é que as obras de Camille Rodin se assemelham de um modo que não é facil determinar quem criou qual.

Abandonada por Rodin em 1898, e sozinha com seu talento em um mundo marcado pelo machismo, Camille enfrentou a solidão, a frustração profissional, o preconceito e a pobreza. O que a levou desenvolver disturbios mentais, sendo internada posteriormente, num hospício.

Após a morte de seu pai, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial Camille foi transferida para Villeneuve-lès-Avignon, onde passou os últimos trinta anos de sua vida e lá morreu, em 1943, sem nunca ter recebido a visita de sua mãe.
(::Sir Integra::)
=============================================
2) Marie Curie (1867-1934)


Cientista francesa de origem polaca, casada com Pierre Curie, foi pesquisadora e estudiosa da radioatividade:

Nascida na capital da Polónia - à época sob domínio do Império Russo - com o auxílio financeiro de sua irmã mudou-se já na juventude para Paris. Licenciou-se em primeiro lugar em Ciências Matemáticas e Física, na Sorbonne. Foi a primeira mulher a lecionar neste prestigiado estabelecimento de ensino. Casou-se em 1895 com Pierre Curie (de quem recebeu o sobrenome pelo qual é conhecida) que também era professor de Física. Em 1896, Henri Becquerel incentivou-a a estudar as radiações, por ele descobertas, emitidas pelos sais de urânio. Juntamente com o seu marido, Maria começou, então, a estudar os materiais que produziam esta radiação, procurando novos elementos que, segundo a hipótese que os dois defendiam, deveriam existir em determinados minérios como a pechblenda (que tinha a curiosa característica de emitir mais radiação que o urânio que dela era extraído). Efetivamente, em 1898 deduziram essa explicação: haveria, com certeza, na pechblenda, algum componente liberando mais energia que o urânio; em 26 de Dezembro desse ano, Maria Skłodowska Curie anunciava a descoberta dessa nova substância à Academia de Ciências de Paris.
Após vários anos de trabalho constante, através da concentração de várias classes de pechblenda, isolaram dois novos
elementos químicos. O primeiro foi nomeado polônio, em referência a seu pais nativo, e o outro rádio, devido à sua intensa radiação, do qual conseguiram obter em 1902 0,1 g. Posteriormente partindo de oito toneladas de pechblenda, obtiveram mais 1 g de sal de rádio. Nunca patentearam o processo de obtenção desenvolvido. Os termos radioativo e radioatividade foram inventados pelo casal para caracterizar a energia liberada espontaneamente por este novo elemento químico.
Com
Pierre Curie e Antoine Henri Becquerel, recebeu o Prêmio Nobel de Física, em 1903 "em reconhecimento pelos extraordinários serviços obtidos em suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação, descoberta por Henri Becquerel". Foi a primeira mulher a receber tal prêmio.

((Wikipédia))

Madame Curie morreu em 1934 devido a complicações ligadas a exposição constante a elementos radioativos.

=============================================

3) Isabel I (Inglaterra) (1533-1603)


foi Rainha da Inglaterra e da Irlanda desde 1558 até à sua morte. Também ficou conhecida pelos nomes de A Rainha Virgem, Gloriana e Boa Rainha Bess.
Seu reinado é conhecido por Período Elisabeteano (ou Isabelino) ou ainda Era Dourada. Foi um período de ascensão, marcado pelos primeiros passos na fundação daquilo que seria o Império Britânico, e pela produção artística crescente, principalmente na dramaturgia, que rendeu nomes como Christopher Marlowe e William Shakespeare. No campo da navegação, o capitão Francis Drake foi o primeiro inglês a dar a volta ao mundo, enquanto na área do pensamento Francis Bacon pregou suas ideias políticas e filosóficas. As mudanças se estendiam à América do Norte, onde se deram as primeiras tentativas de colonização, que resultaram em geral em fracassos.

Isabel era uma monarca temperamental e muito decidida. Esta última característica vista com impaciência por seus
conselheiros, frequentemente a manteve longe de desavenças políticas. Assim como seu pai, Henrique VIII, Isabel gostava de escrever, tanto prosa quanto poesia.
Seu reinado foi marcado pela prudência na concessão de honrarias e títulos. Somente oito títulos maiores: um de conde e sete de barão no reino da Inglaterra, mais um baronato na Irlanda, foram criados durante o reino de Isabel. Isabel também reduziu substancialmente o número de conselheiros privados, de trinta e nove para dezanove. Mais tarde, passaram a ser apenas catorze conselheiros.
A colónia inglesa da Virgínia (futuro estado americano, após a independência dos EUA), recebeu esse nome em homenagem a Isabel I.

((Wikipédia))

=============================================

4) Mary Shelley




Filha de intelectuais e mulher de um escritor, Mary Shelley tinha apenas 18 anos quando escreveu o romance que viria a ser o precursor do gênero da ficção científica.
Foi durante um serão em que ela, Lord Byron e outros amigos decidiram se divertir ao contar histórias de terror, que a autora britânica concebeu a narrativa sobre um desafortunado médico determinado a criar vida, e o monstro nascido dessa aberração da ciência, o popular Frankenstein.


Publicado em 1818, este romance constituiu a primeira vez na história em que um monstro se origina não de uma lenda ou mito, mas de uma criação humana.
Apesar de sempre existirem poucas mulheres a dedicarem seus dotes literários ao tema do terror, o fato de que Mary era filha de uma feminista famosa, Mary Wollstonecraft, reforça ainda mais a lógica por trás desta incursão por um campo geralmente dominado pelos homens.

((DiscoveryBrasil.com))

=============================================
That's All Folks o/ ... epa epa.. pera aê O_O naum posso sair sem contar a história do dia da mulher...

[[8 DE MARÇO]]

As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos.

As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

((arteducacao.pro.br))

=============================================


Agora sim posso dizer... That's All Folks! =D Feliz dia da Mulher \o/


"O homem é a mais elevada das criaturas.A mulher é o mais sublime dos ideais.


Deus fez para o homem um trono;Para a mulher um altar.
O trono exalta; o altar santifica.O homem é o cérebro; a mulher o coração, o amor.A luz fecunda; o amor ressuscita.


O homem é o gênio; a mulher o anjo.O gênio é imensurável; o anjo indefinível.


A aspiração do homem é a suprema glória;A aspiração da mulher, a virtude extrema.A glória traduz grandeza; a virtude traduz divindade.


O homem tem a supremacia; a mulher a preferência.A supremacia representa força.A preferência representa o direito.


O homem é forte pela razão; a mulher invencível pelas lágrimas.A razão convence; a lágrima comove.


O homem é capaz de todos os heroísmos;A mulher de todos os martírios.O heroísmo enobrece; os martírios sublima.


O homem é o código; a mulher o evangelho.O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.


O homem é o templo; a mulher, um sacrário.Ante o templo, nos descobrimos;Ante o sacrário ajoelhamo-nos.


O homem pensa; a mulher sonha.Pensar é ter cérebro;Sonhar é ter na fronte uma auréola.

O homem é um oceano; a mulher um lago.O oceano tem a pérola que embeleza;O lago tem a poesia que deslumbra.


O homem é a águia que voa; a mulher o rouxinol que canta.Voar é dominar o espaço; cantar é conquistar a alma.


O homem tem um fanal; a consciência;A mulher tem uma estrela: a esperança.O fanal guia, a esperança salva.


Enfim...O homem está colocado onde termina a terra;A mulher onde começa o céu..."


[[Vitor Hugo]]




Nenhum comentário: