quinta-feira, 26 de março de 2009

*~::A Medicina::~*

==============================================
Recado ao Slim: onegai... não leia os rascunhos ou vai
estragar a surpresa u.û
Aos demais: Espero que gostem das informações altamente "cultura inútil" =)
========
======================================

"Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."

(Hipócrates :: Ἱπποκράτης)

==============================================

O homem, independente de crenças ou culturas, sempre temeu a morte e a passagem do tempo. Percebendo que o relógio jamais correria a seu favor, e que a vida é limitada e cheia de armadilhas, buscou meios de prolongar a sua breve existência na Terra.

Não se tem uma data precisa de quando começou a medicina, mas uma coisa é certa: Já na Antiguidade Clássica, um grego chamado Hipócrates (460 a 377 a.C), praticava a medicina, buscando curar o maior número de pessoas possíveis. Ele sempre buscava entender a doenças de seus pacientes a fim de providenciar o melhor diagnóstico para a situação, todavia, como o conhecimento científico nessa época era mínimo, baseou-se no misticismo e nas conclusões de Leucipo e Demócrito (teoria da existência do átomo). E atualmente é considerado o "Pai da Medicina"

Logo em seguida, pode-se citar os alquimistas. Estes foram os precursores da medicina e da química. Tinham três objetivos principais: 1) transmutar metais inferiores em ouro; 2) Obtenção do elixir da vida eterna; 3) Criar a vida humana artificial - homunculus. Porém, deve-se lembrar de que a alquimia era altamente simbólica e conotativa. Tudo o que se supõe hoje, pode ser um mero equívoco. E isso pode estar justificado pela perseguição aos alquimistas pela igreja por meio do Tribunal do Santo Oficio, que ao capturar, condenava os alquimistas à fogueira.

Na Idade Medieval, fazia-se muito uso de laminas afiadas para remoção de abscessos. E devido a manipulação imposta pela igreja católica da época, não se podia fazer estudos mais precisos sobre a causa e como combater as doenças, pois estas eram vistas como um castigo divino ou uma prova imposta por deus para que você a superasse a fim de obter a sua salvação.

Em tempos Contemporâneos, a medicina fica a cada dia mais precisa e ampla, graças aos avanços tecnicos-científicos proporcionados pela nanotecnologia, aumentando a expectativa de vida de muitas pessoas.

Citando mais alguns fatos importantes...

-> Louis Pasteur (1822-1895) - pasteurização (processo usado em alimentos para destruir microorganismos patogênicos)

-> Joseph Lister (1827-1912) - reduziu o número de mortes por infecção, implantando o uso do Ácido Carbólico (fenol) como anti-séptico.

-> Sir Alexander Fleming (1881 - 1955) - descobriu a proteína antimicrobiana, lisozima, e o antibiótico, penicilina, obtido por meio do fungo Penicillium notatum.

O brasão da medicina é o Bastão de Asclépio (Ἀσκληπιός), que era o deus da medicina e da cura na Mitologia Grega.

Asclépio desenvolvera tal abilidade em medicina que, acreditava-se poder até mesmo curar os mortos. O que ofendera Hades profundamente. Então, Hades pede a Zeus que mate Asclépio por violar a ordem natural das coisas - e Zeus aprovou. Contudo, homenageando o seu valor, Zeus decidiu colocá-lo no céu, rodeado por uma serpente que era o símbolo da vida que se renova.

O que passou a ser a constelação Ophiuchus, um serpentário, representado por um homem segurando a serpente, que é dividida em duas partes: Serpens Caput e Serpens Cauda, mas mesmo assim são contadas como apenas e unicamente UMA constelação.

==============================================

>>That's All Folks!

::Integra Hellsing::

==============================================

Nenhum comentário: