terça-feira, 24 de março de 2009

A Cor da Morte

========================================
Olá novamente a todos os leitores =) voltei com mais um fato útil ou inútil... depende da sua necessidade de informação...
Enfim, espero que gostem da nova coluna 'especial' que estou abrindo =) "Momentos Macabros que horrorizaram a História".
=========================================

A Peste Negra


...tínhamos já atingido o ano ... de 1348, quando, na mui importante cidade de Florença... sobreveio a mortífera pestilência... nenhuma prevenção valeu, baldadas todas as providências dos homens... Nem conselho de médico, nem virtude de mezinha alguma parecia trazer a cura ou proveito para o tratamento.
A peste, em Florença, não teve o mesmo comportamento que no Oriente. Neste, quando o sangue saía pelo nariz, fosse de quem fosse, era sinal evidente de morte inevitável... apareciam no começo, tanto em homens como em mulheres, ou na virilha ou na axila, algumas inchações... a que chamava o povo de bubões... (e daí) passava a repontar e a surgir por toda a parte. Em seguida, o aspecto da doença começou a alterar-se; apareciam manchas escuras ou pálidas nos doentes. Nuns, eram grandes e espalhadas; noutros, pequenas e abundantes." (Decameron - Boccaccio)
O Bacilo Pasteurella Pestis não escolhia vítimas. Morriam reis, nobres, cavaleiros, pobres, mendigos, damas, padres...

Devido ao alto índice de mortos e rápida proliferação da doença, muitos acreditavam no castigo divido que estaria banindo os homens da Terra pelas suas falhas. O desespero estava nas feições da população europeia do século XIV. Muitos procuravam padres para serem abençoados afim de serem curados, porém nada fazia com que a histeria epidêmica chegasse ao fim.

Tudo começou quando comerciantes italianos, trouxeram ratos contaminados em seus navios. (antes de mais nada... uma breve explicação é: essa doença é transmitida pela bactéria que vive na pulga que parasita o rato o__o'''). E, a partir daí, a praga foi disserminada em curto período de tempo devido aos péssimos hábitos higiênicos e inexistente saneamento básico da Europa Medieval.

Os sintomas eram peculiares: hemorragias internas e bolhas de sangue. O que conferia as imensas manchas negras pelo corpo, o que levou a doença (peste Bulbônica) a ser denominada "Peste Negra". O número de mortos nesse período foi o equivalente a mais ou menos 1/3 de toda população europeia.

Um relato considerado fiel e válido do incidente, é o livro Decameron de Boccaccio. Em que neste, relata os efeitos da peste.

E, para os curiosos que desejam saber o que os médicos medievais fizeram no meio de tudo isso... ai vai uma imagem que mostra o equipamento de proteção usado por eles... cá entre nós... tá mais para uma roupa de ritual macabro.

Não me perguntem para que serve a varinha o_o'''... com certeza esse ai não passaria no teste da Santa Inquisição... mas, voltando ao assunto, devido a medicina precária do período, não se pode fazer muita coisa a não ser rezar e encomendar a alma a Deus.

O contágio ocorria por contato ou respiração ( se alguém tossisse em você... já podia encomendar seu caixão...). E, a situação só melhorou depois que o povo europeu resolveu adotar medidas básicas de higiene, para evitar que mais pessoas morressem com essa enfermidade. Por isso, foi usado muito vinagre, pois esse afastava os ratos e as pulgas, pois estes repudiavam o cheiro dessa substância.

E só para terminar toda essa ladainha...


Depois dessa foto você ainda acredita que NÃO EXISTE cosplay de tudo nesse mundo!!!??? Difícil !? hauhuahuauhahuahu =D

=========================================
(That's all Folks!)

[::Sir Integra::]
=========================================

Nenhum comentário: