sexta-feira, 8 de maio de 2009

Cultura Geek

Hello crazy folks,

estou aqui nesse momento para falar sobre mais um ícone da cultura Geek mundial. Seu nome é Jonas Erik Altberg... sabe quem é? Não? Droga... eu também não. Ele é um DJ sueco, conhecido como Basshunter (em busca da batida perfeita, como diria Marcelo DêDois). Nada ainda? É, realmente difícil saber mesmo.

Esse cara é autor de suas próprias músicas no estilo eurodance, e ele ficou famoso por suas músicas Botten Anna e principalmente Vi sitter i Ventrilo och spelar DotA. Essa última por fazer relação a um dos mais jogados games de interação humana online, o DotA.

DotA é um mod (mapa criado apartir do jogo, porém não fazem parte do universo do jogo, e sem fim lucrativo) do Warcraft III Frozen Throne criado por um jogador chamado IceFr. DotA significa Defense of the Ancients: Allstarts, composto de dois times: o Scourge, representado pelos Undeads (mortos-vivos) e o Sentinel, representado pelos NightElves (Elfos Noturnos).

A diferença básica desse jogo é a utilização de apenas 1 personagem, um único herói sob seu comando, e os itens são construidos para melhorar a ação do mesmo. Uma partida básica dura em torno de 40 min, podendo durar horas em campeonatos no mundo inteiro. Pode ser jogado desde 1x1, até 5x5. Acho que deu pra entender.

Anyway, jogando uma vez em um By Night (passar a noite em uma lan, jogando em equipes, em diversos jogos), durante uma partida de DotA Allstarts, ouvi a seguinte música.



Para entender, no clipe a mãe reclama que eles não saem da lan house, e ele fala que estão na Ventrilo (nome da lan), jogando DotA, pressionando e "ownando" (jogando muito bem, fazendo bonito), e botando os oponentes pra dormir. Além de mostrar uma verdadeira Lan Party (com muuuuuuuitos PCs e um show no palco ao lado). O interessante ainda é que as vozes durante a música, além do Basshunter, são de personagens do próprio DotA.

Outro clipe visto também, fala sobre um bot, chamado Anna. Bot é um "ser" automático, que repete ações pré-determinadas pelo administrador. Ele fala sobre o mIRC, um sistema antigo de chat, onde existem canais de chat (primórdio das salas), pvt (famoso reservado), e ainda a possibilidade de qualquer um criar uma sala com o nome que quiser. Os bots eram (e são) utilizados para controle de spammers, de chatos e de abas-reta de linguajar xulo, que são kickados (tirados do canal) ou banidos (expulsos definitivamente).



Porém, uma surpresa quando no final, ele descobre que o bot é uma linda menina. E a topeira continua achando que é um bot. A letra está aqui traduzidinha: Botten Anna.

A capa do disco revela o nome mais Geek que qualquer disco poderia ter:

Esse disco é de 2006. Em 2008, lançou outro disco com a música Now You're Gone:



E assim chegou ao Pop Universe, com a música em inglês ao invés do sueco intraduzível. Usando a mesma melodia de Botten Anna, e algumas sitações, atinge esse novo âmbito sem mensão ao passado.

Espero que tenham gostado.

Diga tchau, Lilica.

Nenhum comentário: