domingo, 4 de abril de 2010

Além da Imaginação

Oi pessoal! Vim aqui pra falar sobre seriados, toda semana estarei falando sobre um. O seriado de hoje é Além da Imaginação cujo nome original é The Twilight Zone (Zona de Crepúsculo) não tem nada a ver com a saga Crepúsculo, que é a quinta dimensão onde coisas estranhas e inexplicáveis acontecem.

A série foi criada por Rod Serling e dirigida por Stuart Rosenberg, apresentando histórias de ficção científica e terror.

Além da Imaginação tinha apenas meia hora de duração e foi um clássico nas décadas de 50 e 60, tendo um remake feito em 2002. Na primeira versão o sucesso foi tanto que astros do cinema faziam filas para participar de seus episódios, mesmo como figurantes.
Os episódios eram apresentados por um homem sinistro que abria com um pequeno texto e encerrava com uma lição ou sentença.

“Há uma quinta dimensão além daquelas conhecidas pelo Homem. É uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão desprovida de tempo quanto o infinito. É o espaço intermediário entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição se encontra entre o abismo dos temores do Homem e o cume dos seus conhecimentos. É a dimensão da fantasia.
Uma região Além da Imaginação !”

Essa foi a narrativa inicial do seriado na versão de 50 e 60.


Além de entreter com ótimas histórias o seriado também utilizava a ficção científica como metáfora para explicar situações sociais. Como as emissoras e os patrocinadores não permitiam situações potencialmente críticas da realidade do país naquela época, os redatores se valiam da ficção para expor diversos assuntos, que acabavam sendo ignorados pelos censores, que pensavam que o programa era de fantasias inócuas.

Alguns temas recorrentes eram a guerra nuclear, as doutrinas de Joseph McCarthy e todos aqueles assuntos que estavam totalmente proibidos pelo cinema e televisão. Certos episódios ofereciam comentários de eventos da atualidade, noutras usavam parábolas ou alegorias para analisar a moral ou decisões filosóficas dos personagens.


“Você está viajando para outra dimensão... uma dimensão não só da visão e do som... mas também da mente. Uma jornada para um mundo maravilhoso... cujos limites são os da fantasia. Você está entrando num mundo... ALÉM DA IMAGINAÇÃO”
Essa foi a narrativa inicial do Além da imaginação de 2002


Além da Imaginação de 1959 teve 5 temporadas, O Novo Além da Imaginação(1980) teve 3 temporadas e um filme e Além da Imaginação de 2002 teve 1 temporada.


Bom, é isso, espero que vocês tenham gostado, assistam o seriado, vale a pena. E não se esqueçam que semana que vem tem mais!

Então, até o próximo post! ;*

M.M.


3 comentários:

Ivenss disse...

Unh... Se eu não tivesse uma lista gigantescas de coisas pra ver e se eu tivesse um pc q funcionasse em casa, quem sabe...

Vschettino disse...

hm... eu estou na minha fase: crítico chato gay de jornal de quinta, e vc sabia que o cerealscast (nao o nosso!) fala exclusivamente de seriados?
fora isso, eu to afim de assistir twilight zone

Jéssica Adriana disse...

Na verdade não faz diferença já que lá eles expõem o ponto de vista deles sobre os seriados e aqui vou mostrar o meu, pode coincidir ou não de falarmos as mesmas coisas. Já que vc ouviu o cast deles encare isso como um complemento. xD