segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fotografias, fotografos e afins

Caramba galera, quanto tempo, não? Não, não, Jp Out Away*~ não fez eu perder a memória de novo e eu também não estou sem PC. Também esse não é meu prometido post sobre Tolkien e nem sobre RPG (mas acalmem-se meus queridos leitores imaginários não abandonei por completo esses projetos, eles só estão em alguma gaveta perdida por aí...).

Hoje falarei sobre algo muito adorado aqui no ILC: Fotos! O The_Slim já até postou algo sobre fotos aqui (Palavras registradas - 16 de março de 2010) dando uma explicação de quão traiçoeira pode ser uma câmera. Não vou escrever nada sobre isso (se quiserem ver acessem o link). Escreverei mais sobre os fotografos e seus diferentes níveis.

Como você já deve ter percebido pelo menos alguma vez na sua vida mediocre as fotos não são iguais. Elas dependem de vários fatores: uma boa câmera, uma boa ideia, uma boa iluminação, um bom remédio contra o Mal de Parkinson e principalmente um bom fotografo.

Você deve estar se perguntando agora: "Mas se eu tiver uma boa câmera, uma boa ideia, uma boa iluminação, etc, eu tiro uma boa foto!". E eu te responderia: "Sim, se você tivesse tudo isso no momento de tirar a foto, sua foto vai sair boa. Mas há um pequeno problema...". Aí você diria: "Qual??" e eu responderia um com sorriso na cara: "Não é sempre que isso ocorre pequeno gafanhoto. Você quase nunca tem tudo em suas mão e então você tem que se virar. :)".

Um bom fotografo sabe contornar as situações. Sabe, ou sente, em que posição a foto sairá melhor, mesmo sem uma iluminação apropriada. Sabe contornar as faltas de uma câmera não profissional. Sabe tirar boas fotos sem boas ideias. Tudo isso pode ser treino ou um dom misterioso. Mas só porque você não tem tudo isso, não quer dizer que você não é um fotografo. Você pode ser, mas não é um super fotografo, mas nada que um bom treino não resolva ;D.

Vocês,queridos leitores, também já devem ter visto que o estilo das fotos mudam de fotografo para fotografo. Isso depende da personalidade e vivencia de cada pessoa. Eu, por exemplo, não gosto de tirar fotos de pessoas fazendo poses e talz. Acho meio falso. (Ou seja, nunca trabalharei com Books[aquele álbum que as modelos tem que fazer] e nem em revistas masculinas nãooooooo!!! Eu quero ser fotografo da Praibói!!!! ) Prefiro mil vezes tirar fotos das pessoas quando elas estão sendo elas mesmas, ou então tirar fotos de coisas que sempre são o que são (natureza, construções, etc). Mas eu não sou o alvo disso tudo, então voltemos ao assunto.


Eu disse anteriormente que as fotos mudam de fotografo para fotografo e isso depende de sua personalidade e vivencia de cada um. Assim existem fotografos de guerra, natureza, construção, pessoas, etc. Mas para mim há um grupo maior que engloba todos os fotografos. É isso que eu vou descrever abaixo.


1. Os fotografos Casuais:
São aqueles que tiram fotos de vez em quando. Geralmente tem uma câmera portátil (aquelas que você compra na Eletrochitii), tiram fotos só quando tem um bom motivo (festinhas e reunião com os coleguinhas), e raramente sai uma foto que alguém fale "Mas que beleza de foto, ein!". Para eles faltam sensibilidade para tirar uma boa foto para avançar de nível.


2. Os fotografos Semi-Profissionais:
Esses já tem uma sensibilidade maior. Conseguem perceber momentos legais para a captura da imagem e tem uma boa noção de espaço, sabendo assim onde uma foto ficaria mais legal. Não precisam de motivos pra tirar foto, tirando foto até de formiguinhas no quintal de casa. Podem ter uma câmera semi-pro(semi-profissional), uma portátil ou até uma profissional. Lembrando que não é porque você tem uma câmera cara é porque você é um bom fotografo. Você pode ter uma Nikon D1H e ser um fotografo casual mesmo assim. Muitas fotos são daquelas que você fala "UAU!", mas outras são péssimas. Para avançar de nível falta mais treino e escolher um estilo próprio. (Eu me considero em fase de transição entre o casual e o semi-profissional, pois adoro tirar fotos, mas não tenho câmera pra isso...)


3. Os fotografos Profissionais:
Esses são bons. Muitos ganham uma bolada pra tirar fotos. É indispensável uma câmera profissional para esses seres supremos. Nessa fase você já tem seu estilo definido e sempre tenta se aperfeiçoar no seu estilo e aprender um pouco de outros para utilizar no seu. Tiram fotos que impressionam até a mente menos impressionante da Terra e até do espaço! Suas fotos vão parar em Exposições de Arte! Têm uma sensibilidade fotográfica incrível chegando ao ponto de apagar uma foto do tipo "UAU!" só porque algo está fora do lugar que ele imaginava. Para avançar de nível só sendo canonizado pelo Papa. ►_◄


É isso aí pessoal. Essa é minha opinião. Se você não concorda comente. Se concorda comente também. Se você está em cima do muro, decida-se comentando. E sim, não tem imagens nesse post porque estou com preguiça, mas pensem que é para fazer um contraste: um post falando de fotos e, olha só, não tem fotos! (Brincadeira, quando eu conseguir uma fotos legais eu atualizo isso.)

Tchau queridos leitores imaginários até a próxima!


I'll Be Back

3 comentários:

The_Slim disse...

Obrigado pelo post jovem ivenss, mandou perfeitamente bem com os comentarios sobre fotografia. Concordor quase com tudo que vc disse a nao ser pelo fato de eu naoconcordar com deletar fotos. Pois mesmo ruins nao merecem ser deletadas, quem sabe substituidas por melhores.
PS: quem sabe um dia nao chego no tao desejado nivel de profissional xD

Jéssica Adriana disse...

Amei o post! Infelizmente atualmente não me encaixo em nenhuma das categorias (nem mesmo a casual). Como o Ivenss preciso urgentemente de uma câmera!!! Independente disso tirar fotos é o maior barato, registrar momentos únicos com os amigos, da natureza, da sociedade... Quem sabe algum dia tb não adquiro a sensibilidade (e técnica) necessária e tiro altas fotos?!

Metal disse...

eu por outro lado, estou abaixo do casual xD