segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Tribos Urbanas - NonSense (#1)

Olá champz... estou aqui com meu primeiro post com conteudo de verdade XD.

Bem nesse final de semana, eu estava na praia onde há todo tipo de pessoa, e como não sou muito criativo o unico tema que eu pensei foi esse, são as famosas (ou não...) tribos urbanas, que atualmente é como as pessoas da sociedade se "organizam", então ai vai.

ATENÇÃO: todas as palavras em "itálico" (e entre aspas) são meu comentario pessoal e devem ser parcialmente ignoradas.

1º EMOS

Emo (abreviação do inglês emotional) é um gênero de música derivado do Hardcore. O termo foi originalmente dado às bandas do cenário punk de Washington, DC que compunham num lirismo mais emotivo que o habitual. "em outras palavras musicas melosas que faziam viadinhos chorarem"

Existem várias versões que tentam explicar a origem do termo "emo", como a que um fã teria gritado "You´re emo!" (Você é emo!) para uma banda (os mitos variam bastante quanto a banda em questão, sendo provavelmente o Embrace ou o Rites of Spring).

No Brasil, o gênero se estabeleceu sob forte influência norte-americana em meados de 2003, na cidade de São Paulo, espalhando-se para outras capitais do Sul e do Sudeste, e influenciou também uma moda de adolescentes caracterizada não somente pela música, mas também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos, trajes listrados, mad rats, cabelos coloridos e franjas caídas sobre os olhos.

"nada contra as EMOS"

"hitler, o pai dos EMOS"



2º PUNK


Denomina-se cultura punk os estilos dentro da produção cultural que possuem certas características comuns àquelas ditas punk, como por exemplo o princípio de autonomia do faça-você-mesmo, o interesse pela aparência agressiva, a simplicidade, o sarcasmo e a subversão da cultura. Entre os elementos culturais punk estão: o estilo musical, a moda, o design, as artes plásticas, o cinema, a poesia, e também o comportamento (podendo incluir ou não princípios éticos e políticos definidos), expressões linguísticas, símbolos e outros códigos de comunicação.

O movimento punk em São Paulo surgiu na Zona Norte, mais precisamente a turma roqueira da Vila Carolina, onde desde o início dos anos 70, já se formava uma cena pré-punk influenciada por bandas de protesto norte-americanas e inglesas, como MC5, The Stooges e Dust. Daqui surge a primeira banda de punk rock brasileira: os Restos de Nada.

A banda foi formada em 1978 como uma forma de protestar contra a repressão do governo militar e mostrar que diversos jovens lutavam por uma sociedade melhor. O precursor dessas idéias foi o guitarrista Douglas Viscaino que criou a banda. Inspiradas nesse ideal, muitas outras bandas se formaram para também criticar o regime, tais quais como AI-5, Detrito Federal, Condutores de Cadáver, Cólera, Aborto Elétrico, entre outras.

Em Brasília, o punk rock chegou por volta de 1977, através de filhos de políticos e embaixadores que trouxeram do exterior álbuns de bandas de punk rock que estavam nas paradas inglesas da época.


"até papai noel virou PUNK"

"monaPUNK"

"Punk desde bebê"


3º NERDS


Nerd é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas actividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd é muitas vezes excluído de atividades físicas e considerado um solitário pelos seus pares. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia. O termo Nerd é normalmente dirigido a pessoas que utilizam o computador para executar ações que são consideradas avançadas por pessoas que não entendem o que foi feito, mesmo que seja um conhecimento básico e fácil.


Segundo uma definição de Lia Portocarrero Amancio,…é o rapaz (ou moça) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de:

a) pesquisar;

b) colecionar coisas;

c) fazer música;

d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa);

e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona;

f) não dormir enquanto o programa não rodar.


Segundo Paul Graham, "Existe uma relação entre ser esperto/inteligente e ser nerd, ou melhor, há uma correlação inversa maior ainda entre ser nerd e ser popular. Se ser esperto parece fazer a pessoa não popular" de forma analoga vem a conotação pejorativa.

Os Nerds são conhecidos por um determinado estereótipo, muito divulgado em filmes ou desenhos animados, que geralmente não correspondem a realidade total. Eles não têm um padrão próprio de vestuário e são muito sociáveis quando se sentem confortáveis no ambiente.


Há muitos 'sub-grupos' de nerds. Dentre eles, destacam-se:

Geeks: em alguns lugares tabém chamados de tecnonerds, são os nerds cujo interesse volta-se especialmente para a tecnologia, ciênciae informática;

Gamers: os jogadores compulsivos de video games; "YAY"

Cards Gamers: os jogadores compulsivos de Cards Games (Yu-Gi-Oh, Magic, Pokemon);

RPGistas: os jogadores de Role playing games (RPG), normalmente sobre temas medievais;


"SOU NERD!!! (detalhe pra camisa)

"estereótipo NERD"

4º ABA-RETA


Ja temos um post no blog sobre isso, é só olhar:


http://i-like-cereals.blogspot.com/2008/11/funkeirosaba-retas.html


5º OTAKUS "YAY ² "

Otaku (em japonês: lit. seu lar) é um termo usado no Japão para designar um fã por um determinado assunto, qualquer que seja. No imaginário japonês, a maioria dos otakus são indivíduos que se atiram de formaobsessiva a um hobby qualquer. No ocidente, a palavra é utilizada como uma gíria para rotular fãs de animês emangás em geral, em uma clara mudança de sentido em relação ao idioma de origem do termo. Muitos membros da comunidade acham o termo ofensivo por não concordarem com a distorção de sentido do mesmo e se recusam a ser chamados assim. O termo é normalmente utilizado apenas dentro da comunidade de fãs de animês e mangás e de falantes do idioma japonês, sendo portanto desconhecido para o grande público.


Este termo foi primeiramente introduzido no Brasil provavelmente pelos membros da colônia japonesa existente no país, mas ficou restrito às colônias e ao seu sentido original (o tratamento respeitoso na segunda pessoa, literalmente sua casa ou sua família). Porém, o sentido mais novo foi introduzido na época da "explosão" de dekasseguis, ocorrida no final da década de 80, quando o termo já havia adquirido seu sentido pejorativo e o fluxo de dekasseguis do Brasil para o Japão se intensificou.

Porém, a popularização do termo, e em certa medida até mesmo dos animês e dos mangás no país se deu graças a primeira revistaespecializada de animes e mangás no Brasil — a Animax. Em tal revista utilizou-se provavelmente pela primeira vez a palavra otaku no mercado editorial brasileiro para agrupar pessoas com uma preferência por animação e quadrinhos japoneses. Como pôde ser percebido mais tarde, o significado original do termo e a visão pouco favorável que a sociedade japonesa tinha dos otaku não foi citada: o termo fora citado naAnimax como sendo somente um rótulo utilizado por fãs de animês e mangás no Japão, e este foi o estopim da grande polêmica.


Otakus também frequentemente vão em eventos de anime, seja por pura diversão ou para fazer cosplay (s) :



"quarto de um OTAKU no japão"

"otome fazendo cosplay de mai shiranui (KOF)"

"otome fazendo cosplay de samus aran (protagonista de metroid)



Bem champz, fico por aqui, espero que não esteja faltando nada importante, (eu sei que esqueci de algumas coisas) e para os gamers que não sabiam que samus aran, era mulher, foi mal pelo spoiler. XD

Nenhum comentário: